Consórcios públicos é tema do encontro sobre saneamento básico nos Municípios

Foto: Google

Sob o tema central “Saneamento básico: um direito de todos”, a 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento será realizada no Município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, entre os dias 16 e 19 de maio.

Considerada um dos maiores eventos nacionais sobre saneamento básico e meio ambiente, a 46ª Assembleia reunirá representantes dos principais órgãos de governo relacionados ao setor, além de empresários, gestores públicos, técnicos, ambientalistas, pesquisadores e lideranças de movimentos sociais. A expectativa da comissão organizadora é receber aproximadamente 2.000 participantes, advindos de todas as regiões do país.

A assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos, Paula Losada, participará do evento no Painel sobre os 10 anos da Lei de Consórcios Públicos: avanços e perspectivas. Outros órgãos públicos também estão confirmados, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal.

Além da legislação sobre Consórcios Públicos, a programação de debates contém mais 12 temas sobre a gestão do saneamento básico nos Municípios brasileiros, entre eles, os desafios da manutenção de barragens, geração de eletricidade para saneamento, prevenção a enchentes, perspectivas de financiamentos públicos, gestão de resíduos sólidos e a relação do saneamento com as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. Após a intervenção dos palestrantes, o público poderá participar do debate e contribuir para a melhoria do saneamento no país.

Experiências municipais

Durante o evento, serão conferidos três prêmios de “Melhores Trabalhos da XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento”. Os Trabalhos Técnicos selecionados são inéditos e apresentam criticamente experiências municipais que tenham contribuído para o fortalecimento da ação dos Municípios no campo do saneamento.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, é fundamental que a cidade mostre o que tem feito pelo saneamento básico e que essa preocupação com o bem estar da população possa ser reconhecida nacionalmente e sirva de exemplo a outros Municípios. “Sabemos que a cada real investido em saneamento básico, se economizam quatro reais no gasto com saúde. Daí se demonstra a importância dos investimentos feitos até agora no tratamento de água e esgoto em nossa cidade”, ressalta.

Fonte: Portal Federativo

Leia também GTM WEB

Medida Provisória promove parceria com iniciativa privada para obra de infraestrutura

Ministério das Cidades marca uma nova política de desenvolvimento urbano

Gostou da Notícia? Receba nossas Newsletters em seu E-mail




COMENTÁRIOS - DEIXE UM VOCÊ TAMBÉM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIGITE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA NOSSO CONTEÚDO GRATUITO

Show Buttons
Hide Buttons