Entre outros objetivos, a ferramenta visa elaborar políticas públicas para a sustentabilidade em todos os níveis de governo.
O Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM), lançam nesta quinta-feira (14) a nova plataforma do Programa. Entre outros objetivos, a ferramenta visa elaborar políticas públicas para a sustentabilidade.
Na cerimônia de lançamento será apresentada a versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, que contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados em setembro de 2015 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A publicação revela a importância dos indicadores e o estabelecimento de metas para a administração municipal. Segundo o Programa Cidades Sustentáveis, configura uma fonte de informação para planejamento, gestão e tomada de decisões na administração pública.
Agenda de Compromissos ODS
Em 2015, os líderes de diversos países do mundo se comprometeram com 17 metas globais para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030. Essa ação ganhou o nome de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é uma continuação ampliada dos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Na prática, trata-se de um plano de governo para o planeta que só será concretizado se trabalhado por todos os níveis de governo e segmentos da sociedade; do federal ao municipal, passando por cada comunidade.
Os desafios para os Municípios brasileiros aderirem à essa nova agenda e os resultados já alcançados foram apresentado em uma série de oito matérias no Portal Federativo. Os conteúdos relatam o esforço nacional para atingir as oito metas dos ODM, apresentar as boas práticas municipais no alcance dessas metas, e como experiências como a Agenda de Compromissos dos Objetivos do Milênio e o Prêmio ODM podem apoiar na transição para os ODS.
ODM: resultados
O Brasil atingiu praticamente todos os oito objetivos do milênio. São eles: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todos trabalhando pelo desenvolvimento.
Esses bons resultados foram alcançados graças a estratégia de municipalização dos ODM. Para ajudar os Municípios nesse processo foram criadas soluções como a Agenda de Compromissos dos ODM .
Fonte: Portal Federativo
28 de Outubro – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
ATENÇÃO: Receita Federal publica nova orientação sobre o ITR aos Municípios
Feliz 2019!
Agenda da Semana (16/12 – 22/12)
Plenário pode votar projeto que autoriza União, Estados e Municípios a cederem crédito de dívida a receber
Plenário analisa projeto que regulamenta securitização da dívida ativa