Chegou ao Congresso no final da tarde desta sexta-feira (13) o Projeto de Lei do Congresso (PLN) 2/2018, com a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019. A matéria foi encaminhada para análise da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
O projeto deve ser detalhado na próxima semana pelo ministro do Planejamento, Esteves Colnago, segundo informou o presidente do Senado em exercício, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
A proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 propõe salário mínimo de R$ 1.002 para o próximo ano; prevê deficit primário de R$ 139 bilhões para o governo federal; e projeta um crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Os números foram divulgados na quinta-feira (12) pela equipe econômica do governo.
A LDO é uma lei de vigência anual que orienta a elaboração da proposta orçamentária e a execução do orçamento no seguinte ano. Além da meta fiscal, a norma traz regras sobre as ações prioritárias do governo no exercício seguinte, sobre transferência de recursos federais para os entes federados e o setor privado, e sobre a fiscalização de obras executadas com recursos da União, entre outras.
O projeto será analisado pela CMO, que ainda não foi instalada. É nela que é indicado um relator e as emendas são apresentadas. Pelo critério de rodízio entre as duas Casas legislativas, neste ano a relatoria ficará com um senador e a presidência com um deputado. A expectativa é de que a LDO seja votada antes do início do recesso parlamentar, que ocorre anualmente de 18 a 31 de julho.
Fonte: Agência Senado
28 de Outubro – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
ATENÇÃO: Receita Federal publica nova orientação sobre o ITR aos Municípios
Feliz 2019!
Agenda da Semana (16/12 – 22/12)
Plenário pode votar projeto que autoriza União, Estados e Municípios a cederem crédito de dívida a receber
Plenário analisa projeto que regulamenta securitização da dívida ativa