A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute nesta tarde o projeto que cria normas gerais para instalação de telhados verdes e reservatórios de águas pluviais em edificações habitacionais ou não, como forma de reduzir os impactos ambientais causados pelas construções (PL 1794/15).
“[A proposta pretende] impulsionar a incorporação de soluções que minimizem os impactos ambientais e conservem os recursos naturais”, explica o parlamentar.
Os telhados verdes usam vegetação nas tradicionais lajes utilizadas em edifícios e funcionam como uma grande manta isolante e contribui para reduzir as variações térmicas, reduzindo o fenômeno das ilhas de calor.
“Alguns países, como a França, editaram normas tornando a incorporação do telhado verde obrigatória em todos os novos edifícios comerciais”, afirma Vital do Rêgo lembrando que em Santa Catarina e em Pernambuco também já existem legislações nesse sentido.
A competência para editar normas específicas sobre ordenamento urbano e edificações é dos Municípios. “No entanto, a União pode traçar diretrizes gerais que impulsionem os Municípios”, afirma o deputado.
Debatedores
A audiência de hoje foi proposta pelo deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), que é o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente.
Foram convidados para debater a proposta:
– o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz;
– a coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-GO, Maria Eliana Jubé Ribeiro;
– o diretor da vice-presidência do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo, Marcos de Mello Velletri;
– o sócio-diretor da Empresa Toni Backes Paisagismo Marcelus Oliveira; e
– o diretor do Departamento de Zoneamento Territorial da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Eberhard.
A audiência será realizada no plenário 8, a partir das 14 horas.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
Fonte: Agência Câmara Notícias
Deputado pede a parlamentares que destinem emendas ao Projeto Rondon
Câmara aprova Medida Provisória de combate ao mosquito transmissor de zika e dengue
28 de Outubro – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
ATENÇÃO: Receita Federal publica nova orientação sobre o ITR aos Municípios
Feliz 2019!
Agenda da Semana (16/12 – 22/12)
Plenário pode votar projeto que autoriza União, Estados e Municípios a cederem crédito de dívida a receber
Plenário analisa projeto que regulamenta securitização da dívida ativa