Os novos gestores municipais estão tendo dificuldades para acessar os recursos financeiros das prefeituras. Desde o início do mês atrasos na validação de documentos dos novos gestores por parte do Banco do Brasil (BB) têm impedido os prefeitos de acessar as contas municipais. O diretor do Banco do Brasil informou no dia 13 que o banco disponibilizou mais funcionários para agilizar a análise dos documentos e permitir os acessos. Contudo, não existe data para a liberação de todos.
O problema acontece por conta da troca de gestão nos Municípios, que esse ano acontece em mais de 4.233 cidades. O atraso na liberação dos acessos é um empecilho para o cumprimento dos deveres da administração. Alguns Municípios mesmo tendo toda folha de pagamento dos servidores efetivos já pronta, não conseguiram fazer o pagamento, já que as senhas não foram liberadas para fazer a transferência. Alguns servidores aposentados da previdência própria desses Municípios também estão na mesma situação.
Outro fator complicador é a obrigatoriedade do repasse dos recursos ao Poder Legislativo Municipal até o dia 20 de cada mês, o não cumprimento do prazo constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal conforme dispõe a Constituição Federal de 1988.
Comunicação GTM WEB
28 de Outubro – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
ATENÇÃO: Receita Federal publica nova orientação sobre o ITR aos Municípios
Feliz 2019!
Agenda da Semana (16/12 – 22/12)
Plenário pode votar projeto que autoriza União, Estados e Municípios a cederem crédito de dívida a receber
Plenário analisa projeto que regulamenta securitização da dívida ativa