Um estudo realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) constatou que quase metade das prefeituras gaúchas terá dificuldades para fechar as contas em 2016. O questionário enviado pela entidade obteve 225 respostas. Desse total, 98 Municípios (o equivalente a 44%) afirmam que a escassez de recursos pode levar a prefeitura a encerrar o ano no vermelho.
Destacam-se entre as justificativas apresentadas pelos gestores municipais a redução dos repasses estaduais e federais aos Municípios, o aumento vegetativo dos gastos das prefeituras (com combustível, energia elétrica, folha de pagamento e etc) e a interferência do Poder Judiciário na gestão municipal. O levantamento foi realizado entre julho e agosto de 2016.
“Este cenário de dificuldades é consequência da crise que estamos vivendo. Não é por culpa dos gestores municipais. A Famurs busca alternativas objetivas e concretas para resolver o problema”, explica o presidente da Federação e prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto.
O assunto será o tema da próxima Assembleia Geral de prefeitos da Famurs, que será realizada no dia 1º de setembro, quinta-feira, no auditório de administração do parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. Estarão em pauta as ações que a Famurs para auxiliar os gestores municipais a garantir mais recursos para o fechamento de contas. Entre as medidas está a venda da folha de pagamento, a obtenção de empréstimo junto ao Banrisul para quitar o 13º salário, a antecipação do IPVA e do ICMS e a repatriação de valores no exterior.
Fonte: Portal Famurs
Senadores discutem pauta municipalista e se comprometem em acelerar votação de projetos
28 de Outubro – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
ATENÇÃO: Receita Federal publica nova orientação sobre o ITR aos Municípios
Feliz 2019!
Agenda da Semana (16/12 – 22/12)
Plenário pode votar projeto que autoriza União, Estados e Municípios a cederem crédito de dívida a receber
Plenário analisa projeto que regulamenta securitização da dívida ativa