Reunião também apresentou principais eventos de interesse dos Estados e Municípios entre abril e maio.
A participação dos ministérios na XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a ser realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em maio, foi o principal tema da segunda reunião de 2016 do Sistema de Assessoramento Federativo (SASF) do Governo Federal, realizada nesta terça-feira (5) em Brasília.
Os assessores federativos debateram como se dará a participação federal no encontro municipalista. Além disso, defenderam a inclusão de temas a serem discutidos no último ano de mandato dos prefeitos, como o combate ao zika vírus, a ampliação do Programa Mais Médicos nos Municípios, os resíduos sólidos e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dentre outros.
O encontro foi coordenado por Gilmar Dominici e Paula Ravanelli, assessores especiais da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Secretaria de Governo. Eles receberam os representantes da CNM que apresentaram detalhes da pauta e logística do evento.
A Marcha
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é realizada anualmente desde 1998, e tornou-se um dos maiores eventos político do Brasil, contanto com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.
Agenda Federativa
Os principais temas e eventos que terão impacto no dia-a-dia das prefeituras e governos estaduais durante os meses de abril e maio também foram apresentados na reunião. A agenda federativa, divulgada a cada dois meses durante os encontros do SASF é elaborada pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência.
Fonte: Portal Federativo
28 de Outubro – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
ATENÇÃO: Receita Federal publica nova orientação sobre o ITR aos Municípios
Feliz 2019!
Agenda da Semana (16/12 – 22/12)
Plenário pode votar projeto que autoriza União, Estados e Municípios a cederem crédito de dívida a receber
Plenário analisa projeto que regulamenta securitização da dívida ativa