A Comissão de Transparência e Governança Pública (CTG) tem reunião marcada para terça-feira (5), às 14h30, com dois requerimentos na pauta. Um deles é para realização de audiência sobre a possibilidade de padronização de páginas de transparência de órgãos e entidades de todas as esferas da administração pública.
O pedido para o debate é do senador João Capiberibe (PSB-AP), que lembra a importância da Lei Complementar 131/2009 para o combate à corrupção. A norma obriga a União, Estados e Municípios a colocarem as suas contas na internet, incluindo informações sobre licitações, contratos, convênios, diárias e passagens, que devem ser apresentadas de forma clara e fácil, com atualização constante.
Entretanto, segundo Capiberibe, há portais que não publicam as informações da forma estabelecida pela lei o que desestimula o exercício do direito de controle social pelo cidadão.
“Isso deve-se ao fato deles apresentarem as informações de forma tão complexa e não detalhada, que fica quase impossível identificar onde os recursos públicos estão sendo aplicados”, argumentou.
Ciclo de debates
O outro requerimento a ser analisado, também de João Capiberibe, é para a realização de um ciclo de debates sobre transparência pública.
Fonte: Agência Senado
28 de Outubro – DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
ATENÇÃO: Receita Federal publica nova orientação sobre o ITR aos Municípios
Feliz 2019!
Agenda da Semana (16/12 – 22/12)
Plenário pode votar projeto que autoriza União, Estados e Municípios a cederem crédito de dívida a receber
Plenário analisa projeto que regulamenta securitização da dívida ativa